Cuide dos pneus corretamente

Cuide dos pneus corretamente

Os pneus têm grande responsabilidade pela sensação de conforto ao dirigir. A sua vida útil é estimada em 100.000 km, se usado corretamente. Cuidar dos pneus requer uma certa disciplina. A calibragem, conforme indicação do Manual do Proprietário, deve ser feita a cada 15 dias, sempre pela manhã, com os pneus ainda frios. Alinhamento e balanceamento são recomendáveis a cada três meses, na troca ou reparo dos pneus ou se o carro apresentar trepidações no volante. Outro fator altamente recomendável é o rodízio dos pneus a cada 5.000 km. Além de prolongar a vida útil dos pneumáticos, essas medidas garantem melhor dirigibilidade e que peças da suspensão não se desgastem prematuramente.

Pneus carecas representam grande perigo ao motorista. Não garantem a frenagem correta, não seguram o carro nas curvas e, em pisos molhados, o risco de acontecer uma aquaplanagem torna-se praticamente inevitável. A probabilidade de o pneumático furar quando está desgastado é extremamente maior. Neste caso, um furo ou estouro com o veículo em movimento pode significar um grave acidente, comprometendo a sua vida e de sua família, sem contar pedestres e terceiros, que nada têm a ver com os cuidados que você toma com o seu veículo.

Fique atento a bolhas nas laterais dos pneus. Tenha muita cautela ao passar por um buraco, pois a pancada pode ser forte o bastante para comprometer os “ombros” do pneu e formar uma bolha. Caso esse acontecimento seja observado, troque o pneu assim que possível. Bolhas podem estourar nas curvas em alta velocidade, com resultados desagradáveis. Atenção – Se o pneu apresentar bolhas ou deformações deve ser substituído imediatamente pois está estruturalmente comprometido.

É importante lembra que não se deve colocar pneus de desenhos diferentes, mesmo que tenham medidas idênticas. Igualmente, não se deve usar pneus maiores ou menores do que a medida original. Essas práticas podem afetar três pontos importantes em seu veículo – segurança, desempenho e conforto – com mais vibração ao rodar, frenagem alterada e menor estabilidade.

Os pneus esportivos (high performance) são fabricados com a finalidade de proporcionarem maior estabilidade e aderência, mas em contrapartida, apresentem vida útil um pouco menor que os demais pneus de automóveis. Esteja atento a esse fator ao adquirir pneus high performance.

Peças e Acessórios para Carros em Praia Grande | São Vicente | Mongaguá

Peças e Acessórios para Carros em Praia Grande | São Vicente | Mongaguá
2019-02-05T15:36:28+00:00
WhatsApp WhatsApp