Como cuidar da palheta do limpador do para-brisa?

Como cuidar da palheta do limpador do para-brisa?

A palheta do limpador de para-brisas, aliada do motorista em dias de chuva e para tirar sujeira em excesso dos vidros, é um importante item de segurança. Mas, dificilmente essa peça é lembrada – muita gente nem sabe que o item precisa ser trocado uma vez por ano. Isso pode causar desgaste prematuro da borracha e comprometer sua eficiência. E o mau uso (com o vidro, seco, por exemplo) pode ocasionar riscos no para-brisa.

O papel das palhetas é eliminar água, afirma o representante da Bosch na América Latina, Vilmar Betarello. Ele diz que é fácil garantir a eficiência da peça, bem como sua conservação. Se for bem cuidada, ela dura ao menos um ano. Mais que isso é quase impossível, pois a borracha resseca por causa do sol, por exemplo.

Cuidados simples geram bons resultados. Entre as dicas está manter os vidros sempre limpos. O acionamento do limpador com o para-brisa sujo causa estrias na borracha da palheta, diz Betarello. O sistema de esguicho alivia o desgaste, mas também provoca o efeito que costumamos chamar de borracha comida.

Ao lavar o veículo, é recomendável limpar as borrachas com um pano úmido para eliminar grãos de sujeira. Mas nunca use querosene, pois óleo e borracha não combinam, explica o especialista. Segundo ele, uma das consequências dessa mistura é a trepidação da haste do limpador, problema que a maioria das pessoas associa à má qualidade da palheta.

Mecânica Automotiva em Praia Grande | Mongaguá | São Vicente Mecânica Automotiva em Praia Grande | Mongaguá | São Vicente

Mecânica Automotiva em Praia Grande | Mongaguá | São Vicente
2017-08-31T10:11:13+00:00
WhatsApp WhatsApp